Atividades Complementares
O Curso de Fonoaudiologia prevê em seu currículo a realização de atividades complementares para a formação dos alunos aprimorando sua formação acadêmica de acordo com as necessidades individuais. A proposta é fazer com que os alunos possam participar de atividades de ensino diferenciadas (monitoria), atividades de pesquisa, extensão e de inserção social e tenham essas ações incentivadas por meio da validação em atividades
complementares obrigatórias.
Os objetivos das atividades complementares são: flexibilizar o currículo obrigatório, deixando-o aberto para abarcar determinada carga horária com atividades relevantes para os alunos e para o curso; reconhecer a prática de estudos e atividades independentes dos alunos no aprofundamento temático e multidisciplinar de sua formação; incentivar o envolvimento dos alunos no mundo acadêmico e do trabalho; aproximar o universitário da realidade social e profissional, bem como promover a integração entre a Universidade e a sociedade, por meio da participação do universitário em atividades que visem à formação profissional e à cidadania.
As atividades complementares têm carga horária mínima exigida de 72 horas/aula (60 horas) – currículo 2018.1 e de 36 horas/aula (30 horas) currículo 2024.2 e estão divididas em quatro grupos, a saber:
Grupo I: atividades de iniciação à docência e à pesquisa (atividades de monitoria, iniciação à pesquisa, palestras proferidas, participação em grupo de pesquisa);
Grupo II: participação em congressos, seminários, conferências, eventos ou atividades didáticas assistidas (participação em eventos científicos, bancas de qualificação e defesa de TCC, mestrado e doutorado, cursos realizados, aprovação em disciplinas não obrigatórias em áreas afins);
Grupo III: publicações e apresentações de trabalhos em eventos científicos (artigos científicos, resumos, trabalhos apresentados, premiação de desempenho acadêmico na UFSC, relatório final de pesquisa, demais premiações na área de Fonoaudiologia),
Grupo IV: atividades de vivência profissional complementar e de inserção social (estágios não obrigatórios, atividades de bolsa permanência, projetos de extensão, participação em comissões organizadoras, participação em atividades de inserção social).
A divisão das atividades complementares em grupos foi realizada com a finalidade de integrar aspectos de ensino/pesquisa/extensão à formação do aluno. Estas atividades deverão somar no mínimo 150 (cento e cinquenta) pontos, que serão equivalentes à carga horária exigida na matriz curricular do Curso de Fonoaudiologia da UFSC, de acordo com o currículo do aluno. O número máximo de pontos em cada grupo deverá ser de 100 (cem) pontos, como forma de incentivar a diversidade de experiências.
As normas para orientar a integralização da carga horária de atividades complementares a serem cumpridas estão contidas no regulamento das Atividades Complementares, aprovado pelo Colegiado do Curso. Para que as horas sejam validadas, é necessário registrar as atividades complementares mediante requerimento à Comissão de Extensão do Curso de Fonoaudiologia, que deve ser acompanhado de documentação que comprove a conclusão das atividades. A análise dessa documentação é de responsabilidade da Comissão e a validação da pontuação é realizada pelo Colegiado do Curso. O registro e a entrega da documentação referente às atividades complementares devem ser
feitos a partir da sexta fase do curso, de acordo com calendário apresentado previamente pela Comissão.
Em caso de dúvida, sobre as Atividades Complementares do Curso de
Graduação em Fonoaudiologia, entre em contato com a Comissão pelo e-mail
hcomplementaresfono.ccs@contato.ufsc.br
CURRÍCULO 2018.1
1- Regulamento Atividades Complementares (curriculo 2018.1)
2- Instruções para preenchimento da planilha de atividades complementares curso de fonoaudiologia
4- Modelo de declaração de veracidade de informações
CURRÍCULO 2024.2
1- .Regulamento Atividades Complementares (curriculo 2024.2)
2- Instruções para preenchimento da planilha de atividades complementares curso de fonoaudiologia
4- Modelo de declaração de veracidade de informações